quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

MELHORES RESULTADOS COM O TREINAMENTO

O erro mais comum que tenho visto nas academias, parques e outros locais onde ocorre a prática de atividade física é a falta de intensidade. A maioria das pessoas simplesmente anda, ou realiza exercícios com pesos em uma intensidade tão baixa que não gera um gasto energético significativo. Outro erro clássico, porém menos visto, é iniciar as atividades com intensidade totalmente elevada, sendo que a pessoa nem passou por um período de adaptação neural. O que pode acontecer no primeiro exemplo é a pessoa ficar se exercitando por meses sem obter o resultado desejado! Já no segundo exemplo, a pessoa pode sofrer uma lesão, ou simplesmente desistir dos exercícios por não aguentar a rotina de treinos!
O que é necessário fazer é passar por um período de adaptação neural que dura em torno de 2 a 8 semanas (FLECK e KRAEMER p.78, 2006) dependendo do histórico de atividades físicas do cliente e a partir disso trabalhar com intensidade, seja com objetivos de estética, performance ou saúde! E porque trabalhar com intensidade alta? Simplesmente porque o gasto energético é muito maior e as respostas hormonais muito superiores ao treino de baixa intensidade! Por exemplo, quanto maior a intensidade, maior a liberação dos hormônios adrenalina e noradrenalina, que são hormônios lipolíticos (atuam na quebra de triglicerídeos ou seja, gordura) (BERNE e LEVY p.748, 2009; ROBERGS e ROBERTS p. 188). Outro hormônio que é liberado logo após o exercício é o hormônio de crescimento (GH), no qual também auxilia na lipólise, além de regenerar o tecido muscular! E isso ocorre tanto nos exercícios com pesos (musculação) como nos exercícios de resistência geral (corrida, ciclismo, etc.). Outro fator importante para se realizar atividades intensas, é que após o exercício o indivíduo mantem sua taxa metabólica alta, gastando mais energia mesmo em repouso! Isso é chamado de EPOC, sigla em inglês que significa: excesso de oxigênio consumido pós-exercício (FOUREAUX, PINTO, DAMASO, 2006).
Aqui vão as calorias gastas em alguns exercícios físicos:
Musculação intensa (menores grupos musculares gastam menos): 15kcal por minuto, 50min= 750kcal
Corrida a 12km/h: 15kcal por minuto, 50min=750kcal
Caminhada moderada/leve: 3,6kcal por minuto, 50min= 180kcal
Ginástica: 8kcal por minuto, 50min= 400kcal
Então para concluir, realizar exercícios mais intensos e de curta duração, aliado a uma boa dieta e descanso, você poderá atingir excelentes resultados, seja para melhorar a estética, a performance, ou a saúde, pois para atingir os mesmos é necessária a quebra da homeostase (equilíbrio dinâmico do organismo).
Não esqueça que para ter resultados com segurança é necessário sempre procurar um profissional de Educação Física e um nutricionista esportivo.
Professor Yesudian Yamada da Gama
Especialista em Fisiologia do Exercício
Mestrando em Odontologia, área de Biociências
CREF 014532-G/PR

Referências:
Foureaux G. Pinto KMC.  Damaso A. Effects of excesso post-exercise oxygen consumption and resting metabolic rate in energetic cost. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Vol 12, Nº6, 2006.
Koeppen BM. Stanton BA. Berne e Levy: Fisiologia. Editora Elsevier, 6ª edição, 2009.
Fleck SJ, Kraemer WJ. Fundamentos do Treinamento de Força Muscular. Editora Artmed, 3ª edição, 2006.
Robergs RA. Roberts SO. Princípios Fundamentais de Fisiologia do Exercício para Aptidão, Desempenho e Saúde. Editora Phorte, 2002.

3 comentários: