terça-feira, 22 de setembro de 2015

Exercício é importante em qualquer idade


Todo mundo já escutou que exercício é bom e que é importante para a saúde de todos nós. Vamos entender melhor porque os médicos afirmam isso e entender que todas as idades merecem cuidados.
Nós, adultos, devemos saber o quão importante é o exercício físico no nosso dia a dia. É bom para nos dar mais disposição durante o decorrer do dia, regularizar o sono, além dos benefícios de manter a boa forma e ganhar massa boa.
O que muitas pessoas não sabem é que o exercício físico é importante independentemente da idade: não importa se é criança ou se é idoso, jovem ou adulto, o que importa é praticar algum exercício físico.


Exercício físico na infância
O exercício físico é fundamental na infância. É lógico que você não vai colocar seu filho de cinco anos para treinar em uma academia, mas uma natação ou um balé, por exemplo, são exercícios muito bons.
A prática de um exercício físico na infância é importante para evitar a obesidade infantil, já que vivemos em uma época que as crianças adoram estar em frente a computadores e videogames, esquecendo-se de se movimentar e gastar muita energia.
Além de evitar a obesidade infantil, a atividade física na infância também ajuda na coordenação motora da criança e evita futuras doenças crônicas, como diabetes e hipertensão que, por conta do sedentarismo, crianças já estão apresentando.
Um bom exemplo de que exercício físico é bom para crianças é quando uma criança tem asma e o recomendado é que a criança pratique natação, melhorando sua respiração, coordenação e evitando outros males já citados.
Se você deseja que seu filho pequeno pratique um exercício físico, a sugestão é que pratique junto com ele: andar de bicicleta na praça para o seu filho será uma boa brincadeira e para você um ótimo exercício físico. A criança começando a praticar atividades físicas desde cedo, com certeza crescerá amando fazer exercícios físicos.


Exercício físico na terceira idade
O exercício físico também é excelente na terceira idade. A atividade física diminui a mortalidade de idosos, além de combater o sedentarismo, diabetes, hipertensão, entre outros males. Assim como uma criança, o idoso não deve forçar muito, pois sua musculatura não é a mesma que a de um adulto, e os ossos de um idoso também podem ser mais fracos. Apesar de haver essa “debilidade” nos idosos, praticar um exercício físico é perfeito para combater esses “problemas”.
Idosos que costumam praticar atividades físicas regulares usam muito menos o plano de saúde, o que já é uma grande economia nos casos onde há coparticipação e você paga uma parte de cada atendimento.
Uma caminhada, um passeio de bicicleta ou uma natação são ótimos exercícios para a terceira idade. É importante não forçar o corpo com cargas pesadas, mas isso não é desculpa para não fazer uma atividade física. Existem atividades mais leves e que são ótimas para pessoas de idade mais avançada. Uma caminhada, um passeio de bicicleta ou uma natação são alguns exemplos.
Para que a prática do exercício físico tenha sucesso, deixe que a pessoa escolha a atividade que ela mais se adapte. Vale lembrar que para ser perfeito, você, seu pai ou seu filho devem aliar uma boa alimentação com a atividade física. Isso não significa que você nunca mais vai comer uma batata frita ou aquele churrasco delicioso, apenas isso não fará mais parte do seu dia a dia, o que será substituído pelo exercício físico. Lembre-se também de consultar médicos e profissionais de educação física para que eles indiquem o melhor exercício a ser feito.
No caso da criança e do idoso, se houver esse acompanhamento, melhor ainda. O que importa é não deixar de praticar exercício físico. Praticar de 15 a 40 minutos por dia já fará uma grande diferença em sua vida. Comece agora a fazer os exercícios e prolongue a sua vida!

Texto de autoria de Isabella Andrade


Nenhum comentário:

Postar um comentário